Batata ou batata doce


“Batata ou batata doce, o que é melhor afinal?”


Esta é uma pergunta muito frequente, embora haja também muitas pessoas que nem sequer se questionem e mudam logo da batata comum para a batata doce, por alegados rumores de ser melhor e mais saudável. Mas será mesmo assim? E se lhe dissermos que, correctamente, nenhuma é melhor que a outra? São, isso sim, diferentes e complementares, e o ideal é incluir ambas na alimentação, alternando e tendo sempre em atenção as quantidades!


Com esta imagem, conseguimos perceber o que uma e outra têm em vantagem e o motivo pelo qual são ambas essenciais para a boa saúde e energia do atleta! Para além das propriedades nutricionais, um dos argumentos que se tem utilizado em favor da batata doce é o seu baixo Índice Glicémico (baixo IG – menor capacidade de elevar os açúcares no sangue, causando por isso menor flutuação da glicémia e menor sensação de fome..). Se compararmos batata cozida com batata doce cozida, realmente a batata doce cozida apresenta menor IG. Mas se falarmos de ambas na sua versão assada, a batata doce aumenta exponencialmente o seu IG e supera a batata comum, pelo que perde esta sua vantagem. Isto não torna a batata doce um “mau alimento” – apenas esse argumento deixa de ser válido, e devemos passar a consumi-la em alturas específicas de pré e pós treino.


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