Equivalências - Teor de Gordura


Muitos dos alimentos com que nos cruzamos incontáveis vezes durante o dia são ricos em gordura – principalmente gordura saturada e gordura trans, as mais perigosas do ponto de vista cardiovascular. Seja na publicidade televisiva ou nos cartazes publicitários na rua, seja pelas montras dos cafés ou pela oferta em bares e cantinas, os produtos de fast food, os snacks folhados e salgados, e produtos processados estão constantemente presentes.


A figura vem, nesse sentido, auxiliar a fazer escolhas mais saudáveis no que toca ao teor (e à qualidade) da gordura presente nos alimentos. Os valores apresentados são valores médios, resultantes da análise de vários produtos de cada género.


Para quem não dispensa um pacote pequeno de pipocas salgadas quando assiste a um filme caseiro, nada melhor que trocar pela mesma quantidade de tremoços para conseguir reduzir substancialmente a gordura ingerida (e manter o mesmo sabor salgado).

Já um pacote pequeno de batatas fritas pode ser trocado por uma mão cheia de frutos secos. O valor de gordura é ligeiramente inferior, mas a gordura consumida deixa de ser saturada e trans, mas sim gordura insaturada, com efeito benéfico na redução do “mau colesterol” e a nível cardiovascular e cerebral.


O hambúrguer pode ser trocado por uma bifana, contudo existe uma série de escolhas saudáveis que aqui podem ser feitas. Um hambúrguer pode ser consumido no prato, e deste modo deixamos de lado a gordura processada do pão de hambúrguer. Pode também preferir hambúrguer de carne de aves e fazê-lo no forno ou grelhado em vez de frito, reduzindo assim o valor de gordura. Contudo, se pretende mesmo algo prático, pode sempre trocar por uma bifana, sem molhos. Pode reduzir ainda mais a gordura se optar especificamente pelo lombo do porco, e se grelhar em vez de fritar.


Na tosta mista, a substituição é simples: deixar de lado a manteiga e optar por uma sandes mista com queijo light e fiambre de aves. Com queijo fresco, consegue uma redução ainda maior.

No caso do folhado de salsicha, pode trocar por um wrap de peito de frango grelhado, sem molhos. Pode acrescentar salada e especiarias para aumentar o sabor, mantendo sempre uma grande redução da gordura ingerida.


Quando apetece mesmo algo doce, porque não substituir o chocolate por uma peça de fruta com uma colher de sopa de manteiga de amendoim (ou de outros frutos secos)? Reduz ligeiramente o valor de gordura, mas ingere gorduras insaturadas em vez daquelas que lhe causam prejuízo – e mantém o sabor doce. Pode também trocar o chocolate de leite pelo preto – não reduz a gordura ingerida, mas trata-se novamente de gorduras mais benéficas.


As bolachas de água e sal podem ser substituídas por tortitas de milho ou arroz (sem cobertura).



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